segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Empadas de galinha

Esta receita andava aqui no blog na pasta de rascunhos há imenso tempo, encontrei e decidi partilhar convosco.

Estas empadas são óptimas para uma entrada, ou mesmo para prato principal acompanhado de uma saladinha.



Galinha desfiada
Cenoura raspada
2 cebolas (1 inteira e 1 picada)
2 dentes alho picados
2 fatias finas de bacon
salsa picada
1 folha de louro
azeite
sal e pimenta
1 colher de chá de farinha
1 gema de ovo

Preparação do recheio:

Cozer a galinha com água, sal e a cebola inteira.
Quando a galinha estiver cozida reservar o caldo e deixar arrefecer, reservar também o chouriço.
Depois de arrefecer desfiar a galinha, tirar a pele ao chouriço e cortar tudo em bocadinhos.
Num tacho fazer um refogado com o azeite, a cebola, o louro e os dentes de alho, a cenoura, juntar os bocadinhos da galinha e do bacon..
Polvilhar com a farinha e envolver bem deitando um pouco do caldo da cozedura, deixar apurar e temperar com sal, pimenta e a salsa.
Deixar arrefecer o recheio.

Ingredientes para a Massa:

400g de Farinha
1 ovo batido
caldo de galinha q.b.

Preparação da massa:

Colocar todos os ingredientes no copo da Bimby e programar 20s, vel.6.
Fazer uma bola e deixar repousar por 20 minutos.





Montagem das Empadas:

Estender a massa até ficar fininha.
Com a ajuda de 2 copos fazer círculos de massa (um maior, para forrar a forma, e outro mais pequeno para servir de tampinha). Untar formas pequenas com óleo, colocar os círculos maiores a forrar as formas e rechear.
Depois é só colocar os círculos pequenos a tapar o recheio e fechar com a tampinha de massa.
Pincelar cada empada com a gema de ovo batida e levar ao forno a 180º até ficarem douradinhas cerca de 30 minutos.




Desculpem a qualidade das fotos, mas a culpa não é minha (hehehe), é da máquina.

19 comentários:

  1. adoro empadas, manda lá uma para mim ;)--bjokitas

    ResponderEliminar
  2. Hmmm... Devem ficar mesmo boas.
    Nunca experimentei fazer empadas com massa assim.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. QUE LINDAS EMPADAS E SENDO DE GALINHA AGRADAM-ME.
    BOA SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  4. Eu gosto muito de empadas, vou tirar uma!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  5. Jà vi vàrias vezes mas numca realizei, confeço que ficaram muito bonitas devem ser deliciosas.

    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Tão boas Carla, manda-me duas ou três :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Gosto muito de empadas, as tuas estão a pedir trincadela. Bjs

    ResponderEliminar
  8. Tem óptimo aspecto as tuas empadas!!!Nunca fiz, algo a experimentar o meu marido adora!!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Que fomeca que me deu agora...Estas empadas estão lindas!!!

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  10. E eu cheia de fome... não se faz, que bom aspecto!!bjks

    ResponderEliminar
  11. Têm um aspecto tão bonito. que bom *.*

    http://mundo-das-receitas.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. Que belas empadas!
    Fizeste muito bem em partilhar esta receita connosco pois é algo que adoro!

    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  13. Ficaram óptimas as tuas empadas, é um petisco que adoro!
    E é muito boa sugestão para o aproveitamento de carne ou outros ingredientes pois podemos sempre variar o recheio.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  14. Mas que lindas Carla, dão algum trabalhinho mas vale mesmo a pena

    beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  15. Uma empada dessas agora e com a fomeca que estou, ia saber-me mesmo muito bem!
    Ficaram um regalo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Essas empadas ficaram fantásticas.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  17. Carla,
    Ficaram com um aspecto tão apetitoso as tuas empadinhas... São tão saborosas come-las ainda quentinhas, só se olhar já me esta a abrir o apetite!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. O que eu gosto de empadas!!! E estas têm um aspecto maravilhoso :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  19. Eu gosto tanto de empadas :), ficaram óptimas :)
    beijoca

    ResponderEliminar

Agradeço o seu comentário!

Entre em acção, deixe aqui a sua opinião e partilhe comigo dicas e sugestões.

Beijinhos........;)