quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Almôndegas ainda não foi desta...

A minha filha gosta muito de almôndegas, e ao contrário do que eu julgava, as que servem na escola, ao almoço, são muito melhores do que as que faço em casa (segundo a minha filha)

Ora eu quero sempre agradar e tento fazer sempre receitas diferentes de maneira a que fique do seu agrado.

Mas ainda não foi desta...

Vi esta versão no blog da Xana, ratatui dos pobres, e propus-me logo a fazer.




Usei os mesmos ingredientes, mas fiz algumas alterações

Carne picada (1/2 porco, 1/2 vaca)
Pão forma s/côdea
Leite morno q.b.
Sal, pimenta, Mix de ervas aromáticas
2 ovos
Farinha q.b.
cebola, alho e azeite
Caldo knorr carne
Manjericão
Vinho branco
Água


Preparação:
Para as almôndegas, misturar a carne, os ovos, os temperos e misturar bem. Amolecer o pão no leite, espremer bem e juntar à carne envolvendo bem tudo novamente.
Levar ao frigorífico um pouco.
Com as mãos enfarinhadas, fazer as bolinhas de carne.
Fritar um pouco no azeite selando a carne de todos os lados.
Fazer um refogado com o alho, a cebola picados e o azeite. Juntar o manjericão e deixar ferver um pouco em lume brando.
Juntar o caldo knorr, as almôndegas e o vinho e deixar evaporar um pouco. Juntar água e deixar cozinhar em lume brando, pelo menos 25 min.




Tanto eu como o meu marido gostamos muito, mas...




O esparguete fiz na bimby.


1,200 l água
1/2 caldo de galinha
Sal q.b.
fio de azeite

Programa-se 8m, 100º, vel.1.
Junta-se o esparguete (usei o normal e um pouco de nero di sépia) pelo bocal da tampa e programa-se 15m, 100º, vel.1.




E ainda ouvi: Mãe, continua a tentar, estás quase lá! Acreditam nisto? (hehehe)

20 comentários:

  1. Bom dia,
    Carla
    Os miúdos tem destas coisas e quando metem uma coisa na cabeça é dificil de provar o contrário.
    Mas as tuas almôndegas ficaram com um aspecto óptimo.
    Beijinhos e tem um óptimo dia

    ResponderEliminar
  2. Que belas almondegas.Ficaram mesmo apeteciveis...

    Bjokas,

    Rita

    ResponderEliminar
  3. Os filhos são sempre os maiores críticos dos nossos cozinhados!
    Tens que ir tentando, ou então pergunta na escola à cozinheira.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. A galinha da minha vizinha, é sempre melhor que a minha... ^.^
    Experimenta a picar uma rodela de chouriço juntamente com a carne, dá um paladar mais apurado, talvez ela goste...
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  5. lol... Ainda me ri com o remate final :)... Ficou contente por teres testado, pena é que a pequena não tenha gostado.. A minha, felizmente, diz que o que faço em casa é sempre melhor k na escola (mas vendo bem as coisas se calhar significa só que a tua filha é bem alimentada na escola, e isso é um descanso para nós mães)... Enfim, tudo tem o seu lado bom e o mau.
    Boa sorte na saga das almôndegas kida :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. acho que foi desta sim, pois estão com optimo aspecto e bela cor, parabens amiga.

    bjs

    ResponderEliminar
  7. Cozinhar para os mais pequenos por vezes intimida, fazemos tudo com o maior carinho e depois ou não gostam ou não lhes apetece e lá fica uma pessoa triste, eu pelo menos fico assim mas nada de deanimar, nada como ir tentado várias receitas :) estas até estão com muito bom aspecto, talvez fazer o molho de outra forma seja o suficiente.

    ResponderEliminar
  8. ehehe.... Pelos ingredientes eu acho que ficam boas. Bjs

    ResponderEliminar
  9. Não sei o que fazem na escola, mas realmente as refeições devem ser mesmo apetitosas porque os meus filhos também gostam de certos pratos servidos na escola e quando os faço cá em casa já não apreciam!!!!!
    Lembro-me de, quando era estudante, a refeição que mais apreciava na cantina da escola era esparguete com almôndegas, coisa tão boa!!!!!
    Não sei se era pela companhia, se pela fome que tinha, as sabia sempre tão bem!!!!!

    ResponderEliminar
  10. Obrigada pelos comentários.

    Beijinhos a todas

    ResponderEliminar
  11. ficaram muito apetitosas!
    qual será o ingrediente mistério que as da escola levam para a filhota gostar tanto delas? ;)

    ResponderEliminar
  12. Sarokas, não sei qual o ingrediente mistério , mas vou ter que descobrir rapidamente.
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  13. Adoro almondegas... :)
    Estas ficaram com um belo aspecto.
    Ás vezes os filhotes são assim, mas é bom, é sinal que tem o paladar apurado... :P hehe
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Amiga, vais directamente á fonte!!!
    hehe
    e assim descobres o segredo,lol
    bjs

    ResponderEliminar
  15. ah ah ah... há certas comidas que eles só gostam de comer na escola.
    eu lembro-me de quando andava na primária adorava o frango de fricassé da cantina, a minha mãe pediu a receita á cozinheira de lá e fazia em casa igualzinho, mas eu continuei sempre a gostar mais do da escola... eh eh eh
    por isso entendo bem a míuda... por vezes só a companhia dos colegas dá melhor sabor aos alimentos. lol

    ResponderEliminar
  16. A avaliar pelos ingredientes e pelo aspecto, parecem ter ficado muito boas.
    Os miúdos adoram refeições assim.


    http://asvezescozinheira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  17. Ai mas que filha mais exigente amiga Carla, continua então a tentar continua hehehehe, entretanto essas estão uma delicia, por mim estão aprovadas. Beijinhos!!

    ResponderEliminar
  18. Olá Carla, não desanimes esses comentários são próprios da idade, depois passam, falo por experiência própria, os meus filhos quando eram pequenos, a galinha da vizinha era sempre melhor que a minha..rsrsr..agora já não vão em cantigas querem é a paparoca da mamã!
    Pois eu gostei muito do aspecto do teu pratinho, está 5*:)))
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  19. esta mesmo com uma cor muito bonita parabens bjs isa

    ResponderEliminar
  20. Carla,
    Tenho que te dizer :"Quem sabe, sabe...", eheheh, bjs

    ResponderEliminar

Agradeço o seu comentário!

Entre em acção, deixe aqui a sua opinião e partilhe comigo dicas e sugestões.

Beijinhos........;)