quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Capela na MFP- Receita da Licínia Soares

Minhas amigas, hoje apresento-vos aqui, e com muito prazer, a 1º de muitas (espero) receitas da minha grande amiga e comadre Licínia Soares.





A Licínia e eu somos grandes amigas há muitos anos, e por isso ela é a madrinha da minha filha Iara.

Tenho tentado convencê-la a criar um blog, mas para já não me parece provavél, espero passar-lhe o "bichinho" dos blogs. Enquanto isso não acontece, ocasionalmente vou apresentar-vos algumas receitas cujos textos e fotos serão todos feitos pela Licínia.


Aqui fica a apresentação que a minha amiga preparou para que fiquem a conhecê-la um pouquinho:

Olá! Eu chamo-me Licínia e não sou lá muito dotada nas questões de culinária. Grande parte deve-se à falta de tempo e outra é que o meu marido gosta de cozinhar e tem um jeitão, então aproveito-me da sua boa vontade. As sopas, sobremesas e agora o pãozinho na MFP sou eu que faço mas o restante, geralmente, é ele. Desde que a minha amiga Carla criou o blog Acção na Cozinha despertou-me o gostinho para cozinhar e pesquisar mais nos excelentes blogs que partilha. Quero congratular a todas as bloguistas por partilharem os seus dotes culinários! São fantásticas e continuem a ter sempre este espírito de cooperação! Um beijinho a todas elas e em especial para a minha amiga de longa data Carla.



A capela é um doce típico da ilha do Porto Santo e que, antigamente, era confeccionado nos Santos Populares. Agora encontramos à venda durante todo o ano. Por outras palavras, é o “folar” da nossa ilha e é muito saboroso. A minha amiga Carla sabe que gosto muito deste doce e que ando numa de experimentar novas receitas na máquina de fazer pão e lá conseguiu arranjar esta receita através de outras amigas. Perdoem-me por não ser a autora da receita mas gostaria de partilhar convosco esta iguaria.


Ingredientes:

1 copo de leite (copo de medida da MFP)
3 ovos inteiros batidos
raspa de 1 limão
3 colheres de sopa de margarina (temperatura ambiente)
1 colher de café de sal grosso
1 copo mal cheio de açúcar
½ colher de chá de canela moída
½ colher de chá de noz moscada
½ colher de chá de erva doce
4 copos de farinha sem fermento
1 saqueta de fermento Vahiné





Modo de preparação:
Coloca-se os ingredientes na máquina de fazer pão pela ordem mencionada anteriormente. Programa-se no número 5 que deverá corresponder à função Pão Doce. Este Pão doce poderá ser acompanhado de manteiga, alguma compota ou até sem nada pois quentinho sabe tão bem e é de chorar por mais para não falar do agradável cheirinho e sabor a erva-doce.





Vale a pena experimentar e saborear!

19 comentários:

  1. Antes de mais quero deixar um beijinho à Carla por estar a tentar convencer a Licínia a criar um blog! Acho que será muito bem vinda =)

    E agora queria deixar um beijinho à Licínia e dar os parabéns por este docinho bem apetitoso.
    Espero que nos contemples mais vezes com as tuas receitas e, quem sabe, já postadas no teu blog pessoal =)
    Carla, toca a convercer mais um pouquinho =)

    Beijinhos para ambas

    ResponderEliminar
  2. Tem muito bom aspecto e parece ser muito bom. Vou copiar a receita para experimentar, pode ser?
    Beijos.

    ResponderEliminar
  3. Olá Carla e Licínia,

    é bonito de ver essa amizade de longa data. Acho que a Licínia, devia criar um blog também, eu também tive muitas dúvidas antes de criar o meu, mas a minha filha e o meu marido tanto insistiram que lá saiu.
    Quanto à receita, a capela deve ser bem gostosa.

    Bjinhos
    Papinha Doce

    ResponderEliminar
  4. Esta tb acho que vou experimentar, parabens á Licinia w ela que tb entre no mundo dos blogs, são sempre benvindos novos membros.
    Bjs ás duas

    ResponderEliminar
  5. Um gesto muito bonito o teu de incentivar a Licínia, espero que ela se convença pois receitas como estas são muito bem.vindas!!!!

    Beijo às duas!

    ResponderEliminar
  6. Que belo gesto de amizade o teu :)
    Espero que a consigas convencer!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  7. Parece-me óptima essa capela, não conhecia!
    Bjsss,
    Madalena

    ResponderEliminar
  8. Olá Licina,
    Olá Carla,
    à Licina, agradeço a generosidade em partilhar esta receita que me parece deliciosa! Fiquei aqui a imaginar esse cheirinho agradável a espalhar-se pela cozinha e não vai demorar muito a passar da imaginaç~«ao à realidade!
    à Carla, saúdo essa iniciativa de deixar aqui neste cantinho delicioso, receitas de amigas que não têm possibilidade de as partilhar de outra forma!
    Um grande beijinho às duas!

    ResponderEliminar
  9. Olá minhas amigas de longa data!!!Também depois do blog da Carlinha eu e a minha mana Lila dedicamo-nos mais à cozinha, por vezes copiamos muitas receitas do teu blog, Carla e outras de outros blogs também maravilhosos!!Por vezes é só para rir naquela cozinha, mas cozinhar também é divertir-se, não é assim!!Todos os dias venho ver a tua receita nova e também das outras amiguinhas !Agora tenho que experimentar esta receita da minha amiga Licinia, pois a minha mãe tem lá uma MFP que lhe vai dar a ferrugem!!LOL
    Beijos ás amigas dos outros blogs e também a ti Carla e tu licinia continua...e deverias criar um blog também.

    ResponderEliminar
  10. Olá a todas e muito obrigada pelos comentários carinhosos e tentadores. Para já penso que a criaçao de um blog não está nos meus planos porque é preciso algum tempo e quando começo a trabalhar ele escasseia-se pois tb levo o trabalho para casa. Enquanto a minha amiga Carla me deixar partilhar o seu blog vou colocando algumas receitinhas que até algumas delas retirei dos vossos blogs. Bjs e tudo de bom. Licínia Soares

    ResponderEliminar
  11. Obrigada à minha amiga Carla por me deixar partilhar o seu blog e pela sua amizade de longa data. Bjs :):):):)Licínia Soares

    ResponderEliminar
  12. Parabens à Licinia pela receita que me parece maravilhosa!!!
    E a ti Carla pelo teu gesto bonito...

    Tenta lá convence-la mais um cadinho....vais ver que consegues!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Parabéns á Lícinia, eu compreendo-a perfeitamente no que diz respeito á falta de tempo, ultimamente passa-se o mesmo comigo!!!
    Quanto ao bolinho uma delícia mesmo, bjs.

    ResponderEliminar
  14. HMMMM...PARAECE-ME MUITO BEM....DEVE SER MUITO BOM!!!!
    pARABENS ÁS DUAS.
    BJSSSSSSSSSSSSSSS

    ResponderEliminar
  15. Olá , Carla , adorei o teu gesto.

    Licínia,
    Pois é eu acho que deves fazer um blog ,vais ver que vais querer cozinhar e experimentar muitas coisas novas ,serei tua seguidora , eheheheh e adorei a tua receita , e gosto quando passas pelo meu blog e me visitas.

    Bjs grandes para a Carla e Licinia

    ResponderEliminar
  16. Finalmente que vejo a receita da capela. A Licínia, apesar da distância é uma das minhas melhores amigas. Vou experimentar a receita, assim que tiver todos os ingredientes em casa.
    Obrigada amigas por mais esta dica culinária

    ResponderEliminar
  17. Muito agradecida por terem publicado esta receita. Eu já a experimentei e ficou divinal… Contudo, não utilizei o forno mencionado, mas sim um tradicional… O aspecto da capela ficou maravilhoso… Beijinhos da Margarida Vasconcelos

    ResponderEliminar
  18. Boas.
    Quanto pesa o copo da mfp?
    o que é mfp?
    agradecia

    ResponderEliminar
  19. Anónimo, o copo da mfp pesa até 240g, e MFP significa máquina de fazer pão!
    ;)

    ResponderEliminar

Agradeço o seu comentário!

Entre em acção, deixe aqui a sua opinião e partilhe comigo dicas e sugestões.

Beijinhos........;)