segunda-feira, 4 de julho de 2011

Potinhos cremosos de chocolate

Pois é...com uma excelente promoção que apareceu por cá consegui comprar o livro de culinária "Feito em casa" da Joana Roque e é fantástico.

Embora, e eu também tinha essa opinião, possamos ver todas estas receitas no blog dela, um livro de culinária é sempre um livro de culinária. Para quem gosta de cozinhar como eu, e anda sempre rodeada de livros e revistas sabe do que falo.

Quase me sinto como a Julie (do filme "Julia and Julie", baseado numa história verídica da fantástica cozinheira Julia Child, em que a Julia se propõe a experimentar toda e cada uma das 524 receitas do livro). É que estas receitas que a Joana nos mostra são todas muito simples e também muito acessivéis. Identifico-me principalmente no utilizar a carne de porco de várias maneiras poupando assim mais em relação à carne de vaca.

Esta é so um exemplo do que falo...uma sobremesa simples, fácil, acessivél e mais ainda saborosíssima...


Photobucket


120g de chocolate em barra + 8 quadradinhos para o recheio
3 ovos
80g açúcar
35g de manteiga (usei margarina)
1 colher de sopa de farinha


Photobucket


Derreta o chocolate com a margarina no micro ondas cerca de 1 minuto na potência alta e misture até ficar homogéneo.
Misture os ovos, o açúcar e a farinha noutro recipiente e acrescente o chocolate derretido.
Coloque 1/3 da massa em tacinhas ou ramequins ( eu coloquei em 4 destes pequenos e ainda deu mais 2 chávenas do tipo almoçadeiras).
Coloque 1 ou 2 quadradinho em cada uma das tacinhas, conforme o gosto e leve ao forno pré aquecido a 200º por 10 minutos.
Deverá ficar com o interior tipo pudim e o exterior tipo bolo.

Usei estas chávenas pequenas que me foram oferecidas pela minha comadre Licínia num dos meus aniversários.


Photobucket


Serve-se ainda quentes com natas batidas ou gelado com sabor a gosto.

Photobucket


Servi com gelado de chocolate caseiro feito na bimby que fica uma delícia também.


Photobucket


Tão bonsssssss!!

22 comentários:

  1. Olá Carla, já tive esse livro na mão várias vezes, pena que nunca o vi em promoção, também o achei muito interessante.
    Os potinhos estão mesmo tentadores!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Carlinha realmente estes potinhos estão uma delícia e de chocolate são marchava um... ou dois :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Vou ser muito sincera, o que mais gostei aqui foi o facto de teres feito a receita nas chávenas de café!!!!! Uma óptima sugestão para quando não se tem ramequins, como é o meu caso!

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Hummmmm, que delicia isto é bom para os olhos e para o paladar, ficaram lindos os potinhos...

    Bjs.

    ResponderEliminar
  5. de facto um livro de culinaria e sempre um livro
    eu atmebm adoro livros mas tenho comrado muito poucos
    estao excelentes
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. hummmmmmm! coisinha boaa!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  7. Que delicia de receita ... PAra mim tudo que tem chocolate é muito bom, muito gostoso ...


    abraço
    Daniel Deywes
    http://feitonahora.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Excelente aspecto. Eu comia um... ou dois!!! Beijinhos hehe

    ResponderEliminar
  9. Olá,
    Querida Carla
    Há muito quenão te deixava aqui um comentário, embora quando posso venha ver as tuas novidades, esta é mais uma daquelas delicias a que nos habituaste.
    Beijinhos grandes e um bom inicio de semana

    ResponderEliminar
  10. Que maravilha! Adorei! :) As chávenas são muito fofinhas :)

    ResponderEliminar
  11. Olá!

    Muito obrigada pelos comentários sempre tão carinhosos!

    Amiga Duxa, da próxima vez que o tiveres na mão não o deixes fugir, vais ver que vale mesmo a pena.

    Amiga Luísa, também gostei de vê-los nestas chávenas, mas acho que vou pedir ao Pai Natal uns ramequins, hehe. No entanto, acho que irias gostar mesmo desta receitinha. É uma delícia.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Hummm que maravilha de receita e bem simples de fazer!!   -:¦:-¨`*:. .:*¨'-:¦:-     -:¦:-
     -:¦:-Um beijo      -:¦:-  -:¦:-
     -:¦:-   -:¦:--:¦:-Um abraço
      -:¦:- Um sorriso   -:¦:--:¦:-

    ResponderEliminar
  13. Aiiiii mas que tentação e depois é tão facil de fazer que até é crime deixar passar esta receitinha!!

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  14. Ficaram lindos e tenho a certeza que deliciosos, e ainda por cima a receita é muito simples.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  15. Uma receita prática e bastante saborosa.
    Uma sugestão espectacular.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  16. Carla,
    Amei a ideia dos potinhos... Ficou com um aspecto delicios e muito delicado : )

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Com certeza deliciosos. Boa semana. Marta

    ResponderEliminar
  18. Carla,

    Tenho o livro desde o lançamento, adoro , realmente como tu também me senti como a Julie , eheheh, bjs

    P.S. Também eu ando sempre rodeada de revistas e livros de culinária!

    ResponderEliminar
  19. FIQUEI COM ÁGUA NA BOCA SÓ DE OLHAR,IMAGINA SE APANHA-SE UM POTINHO........................

    BJS

    ResponderEliminar
  20. Minha amiga, esse livro é simplesmente um espectáculo!!
    Por aqui tb já mora um exemplar,mas essa receita ainda não fiz!!
    Os teus estão deliciosos.
    bjs

    ResponderEliminar
  21. hmmm que bom!!
    Bom aspecto tem pelo menos xD
    Beijinhos
    Andreia

    > http://uma-porcao-de-coisinhas.blogs.sapo.pt/

    > http://www.facebook.com/#!/pages/Uma-Por%C3%A7%C3%A3o-de-Coisinhas-by-Andreia-Carvalho/200915519920819?sk=wall

    ResponderEliminar
  22. Adorei a ideia das chávenas, e os bolinhos devem ser uma delícia :)
    beijo

    ResponderEliminar

Agradeço o seu comentário!

Entre em acção, deixe aqui a sua opinião e partilhe comigo dicas e sugestões.

Beijinhos........;)