E também eu, venho deste modo participar no
desafio da nossa querida amiga
Mariana.
Desta maneira demonstro o meu carinho e a minha amizade ainda que virtual pela Mariana e também assim dar os parabéns ao seu blog que ainda que pequenino já é muito grande, onde a Mariana nos mostra as suas receitas e os seus pensamentos...
Mostro-vos então a minha cozinha, já fazia parte da casa quando vim para cá viver, pelo que se manteve. Não é propriamente a cozinha dos meus sonhos em termos de decoração e também de espaço, mas vai servindo...e de que maneira.
Do lado oposto tenho um armário com gavetas (que era a cómoda da minha filha em bébé) que está a servir de base para as minhas maquinetas, a Actifry e a Bimby.
E a receita que vos trago hoje é o famoso Red Velvet Cake ou Bolo de Veludo Vermelho, que fiz para o jantar do Domingo de Páscoa e também serviu como bolo de aniversário da minha irmã que fez anos no passado dia 22.
A Mariana sugeriu-nos que mostrássemos a receita de que mais gostássemos, ora esta não era propriamente a que mais gostava, era sim, aquela que eu tinha maior curiosidade em fazer pelo que acho que sendo assim, também me encaixa nos requesitos solicitados no desafio. Mas depois de feita ficou no Top das preferidas, sem dúvida.
A receita tirei
daqui que não só nos mostra a receita como o vídeo com o passo a passo.
Eu adaptei à bimby à minha maneira, mas deixo aqui a receita da maneira tradicinal.
250g farinha
1/2 colher de chá de sal
15g cacau em pó
115g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
300g açúcar
2 ovos
1 colher de chá de essência de baunilha
240ml buttermilk
2 colheres de sopa de corante vermelho
1 colher de chá de vinagre branco
1 colher de chá de bicabornato de soda
Numa taça junte a farinha, o cacau e o sal e misture bem. Reserve.
Bata a manteiga até ficar cremosa e junte o açúcar e misture até ficar bem cremoso.
Adicione os ovos um a um e junte a baunilha.
Ao buttermilk junte o corante vermelho e vai-se juntando ao preparado anterior alternadamente com a farinha e de maneira a que a farinha seja colocada por último.
Num recipiente pequeno junte o vinagre ao bicabornato de sódio, misturando rapidamente e juntado de seguida à massa.
A receita original diz para separar a massa em 2 formas separadas para depois serem sobrepostas.
Eu coloquei tudo numa forma sem buraco em inox previamente untada com óleo para untar da Espiga e levei ao forno pré aquecido a 200º cerca de 35m.
O recheio e a cobertura foi feita com chantilly.
O bolo esfarela-se um pouco pelo que aproveitei para decorá-lo com bolo também.
Quis dar-lhe um aspecto de bolo de aniversário e combinar também alguns elementos tradicionais da Páscoa, os ovos de chocolate, os smarties...
Pelo desculpa, mas a única foto que tenho do interior é esta, a máquina resolveu ficar sem flash (outra vez...), de modo a que a foto ficou escura, mas digo-vos que tinha um aspecto maravilhoso por dentro, bem vermelhinho.
O sabor é um espéctaculo e o bolo fica bem húmido.
Delicioso!