segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Rissóis de chocolate

Sim, rissóis, leram bem...

Photobucket


A ideia original seria fazer uns rolinhos de chocolate, mas depois lembrei-me de lhes dar um formato diferente.

220ml água
500g farinha brioche
1 colher de chá canela em pó
1 colher de chá de erva doce
Nutella
Granulado de chocolate


Coloca-se os ingredientes pela ordem indicada na cuba da máquina de fazer pão e programa-se o 8, na minha MFP é o programa Amassar.

Retira-se e estende-se a massa.

Photobucket

Com a ajuda de uma forma para rissóis cortei a massa em círculos, recheei com nutella e depois fechei.

Enfeitei com granulado de chocolate.

Photobucket

Pincela-se com ovo batido e leva-se ao forno e deixa-se cozer até dourar a gosto.

Photobucket

Deliciosos!

Usei só metade da massa para estes rissóis, o restante fiz com recheio salgado que mostrarei noutro post.

28 comentários:

  1. Olha viste???Que coisas tão boas inventas tu!!!
    Delicias!!!

    Bjokas
    Rita

    ResponderEliminar
  2. Ai que maravilha!!!!!!!
    Bjsss, boa semana!
    Madalena

    ResponderEliminar
  3. Amiga que delicia até imagino o recheio a derreter na boca... que tentação!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Belos rissois!!
    que ideia original,parabéns.

    bjs

    ResponderEliminar
  5. Que engraçado! Parabéns pela originalidade!

    ResponderEliminar
  6. A minha patareca vai adorar esses rissóis gulosos. Ela é fã #1 da Nutella.
    Bjos

    ResponderEliminar
  7. Devem ficar maravilhosos quentinhos! bjs e boa semana

    ResponderEliminar
  8. Pois bem me parecia que tinha lido bem hehehe, mas nunca tinha visto amiga....sempre a surpreender-me... mas lá que ficaram lindos e com um aspecto bem apetitoso lá isso ficaram, parabéns.

    Beijokas e boa semana!!

    ResponderEliminar
  9. Adoro Rissóis...

    Mas acho que estes...

    Uiiiii

    Tenho de experimentar...

    jinhos

    ResponderEliminar
  10. Logo, logo, achei que não tinha lido bem! :)
    Mas olha que ficaram com muito bom aspecto.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  11. É mesmo disso que eu gosto!De imaginação! E isso não te falta, Carlinha!
    Adorei a ideia e devem ter ficado maravilhosos.
    Parabens!
    Beijinhos
    Sandra Cunha

    ResponderEliminar
  12. adoro adoro prontos adorooooooooooooooo,bjokinhass

    ResponderEliminar
  13. Ai, ai, ai...não sei se me viro para o coração salgado ou para um doce rissol, parabéns pela originalidade, posso levar um de cada???
    Beijocas:)))

    ResponderEliminar
  14. Carla,

    quanta coisa boa... gostei particularmente dos corações.

    Bjinho
    Maria José

    ResponderEliminar
  15. Que Delicioso.
    E para o lanche de hoje: pode ser mesmo um rissól de chocolate... E com nutella, ainda por cima... que maravilha!

    Beijinho**

    ResponderEliminar
  16. Gostei bastante da ideia! E dos corações que fizeste depois também - come-se o salgado e o doce de sobremesa :) Já me imagino num piquenique :)

    ResponderEliminar
  17. o que é farinha brioche ?

    ResponderEliminar
  18. um coraçãozito dos outros e um rissolito destes para sobremesa e eu ficava regalada!!!

    ResponderEliminar
  19. Boa Noite, pode dizer-me por favor o que é farinha brioche? Obrigada. Luísa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luisa, farinha de brioche é uma farinha pré preparada para brioches. Encontra facilmente em qualquer supermercado. Aqui encontro da marca Nacional.

      Eliminar
  20. Olá Carla, obrigada pela sua resposta. Já comprei a dita farinha ;-) Sabe dizer-me se esta receita dá para fazer da "forma tradicional"? Eu não tenho máquina de fazer pão...nem nunca usei esta farinha para brioches, nem sei quantidades nem nada :-( Espero que me possa ajudar. Obrigada. Um bjinho. Luísa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para fazer de maneira tradicional: Numa taça coloque a farinha e a canela e a erva doce. Faça um buraco na farinha e junte a água aos poucos ( as medidas estão na receita). E vá amassando com as mãos até que a massa se despegue. Se tiver uma batedeira eléctrica (varinhas para massa grossa) utilize para misturar durante cerca de 5 min. Deixei a levedar durante cerca de uma hora (até dobrar o volume da massa). Coloquei a massa do Brioche num tabuleiro forrado com papel vegetal ou sob um tapete de silicone. Recheie a gosto e leve ao forno durante cerca de 20 min.
      Espero ter ajudado. Beijinhos e disponha sempre.

      Eliminar

Agradeço o seu comentário!

Entre em acção, deixe aqui a sua opinião e partilhe comigo dicas e sugestões.

Beijinhos........;)