Pois é, a minha grande amiga e comadre
Licínia Soares está de parabéns hoje.
É o seu aniversário.
"Os amigos são como o vento, às vezes perto, outras vezes longe mas eternos nos nossos corações"
Bem verdade esta frase, mesmo longe como já estivemos e perto como agora estamos, a nossa amizade tem se mantido inalterada. Portanto quero te desejar, minha AMIGA, toda a felicidade do mundo e que todos os teus sonhos se concretizem.
Muita saúde e que recebas em dobro tudo aquilo que desejas.
Sabes que podes contar sempre comigo.
Beijinhos grandes de toda a família Oliveira.
E agora mostro-vos uma receita feita pela Licínia para adoçar ainda mais o seu dia de aniversário.
Texto e fotos by Licínia.
Bolo de Chocolate recheado com Bage Cremin
Quem é que não gosta de bolo de chocolate? Há muitas maneiras de fazer bolos de chocolate mas este é diferente, pois tem um segredo, isto é, não devemos utilizar a batedeira mas sim a tradicional colher de pau. Este bolo de chocolate é uma delícia e geralmente acerta-me sempre. Foi uma receita fornecida pela minha amiga M. que é uma excelente pasteleira e cozinheira (também de profissão) mas resolvi acrescentar o famoso Bage Cremim que a minha amiga Carla tanto fala e enaltece nos seus doces (e tem toda a razão).
Ingredientes:
ðMassa:
2 chávenas de açúcar (deito uma e meia)
4 ovos
1 chávena de óleo
1 pacote de chocolate em pó (125gr)
1 pacote de Pó Royal
2 colheres de chá de bicarbonato de soda
3 chávenas de farinha
2 chávenas de água a ferver
margarina derretida para untar a forma
ðRecheio:
12 colheres de sopa de Bage Cremin
12 colheres de sopa de açúcar (deitei 10)
32 colheres de água
ðCobertura:
1 tablete de chocolate de culinária (usei Pingo Doce)
1 pacote de natas (200 ml)
amendoim crocante
Modo de preparação:
Num alguidar deita-se o açúcar e os ovos e mexe-se bem com a colher de pau. Seguidamente, a chávena de óleo, o chocolate em pó, o pó Royal e o bicarbonato de soda. Sempre que adicionamos algum ingrediente devemos mexer bem com a colher de pau. Juntar a farinha chávena a chávena (uma de cada vez) e bater bem. Por último, deitar a água fervida, uma chávena de cada vez, mexendo sempre. Reserva-se a massa.
Entretanto, bate-se o bage cremin, o açúcar e a água nas quantidades indicadas anteriormente. Se estiver um pouco duro acrescenta-se mais água.
Este bolo é bastante grande, por isso convém colocar numa forma grande e sem buraco, untada com a margarina derretida com um pincel e com farinha para não queimar.
Deita-se uma camada de massa na forma, o recheio de bage cremim e a última camada de massa para cobrir o bage cremin. Cozer no forno a 180º, abrindo só depois de meia hora para ver se já está cozido.
O tempo de cozedura ronda sensivelmente 1h30min mas depende do forno de cada um. Convém fazer o teste do palito ou do esparguete.
Quando estiver cozido, deixa-se arrefecer e desenforma-se. Coloca-se o pacote de natas e o chocolate de culinária aos cubos num tachinho e derrete-se no lume. Cobre-se o bolo com este preparado e polvilha-se com a amendoim crocante.

Já está pronto a servir! É muito simples de fazer para já não falar de comer!!!